ARPIC Couço

Constituida a 14 de Fevereiro de 1997 com o objetivo de melhorar as condições de vida dos reformados.

A Associação reveste a forma de Associação de solidariedade social e orienta a sua acção de acordo com os seguintes princípios:

  1. Da unidade de todos os reformados, pensionistas e idosos, independentemente das suas opções políticas, concepções filosóficas ou crenças religiosas;

  2. Da independência em relação ao Estado e organizações políticas e religiosas;

  3. Da democracia interna que garante a livre expressão e debate de todos os pontos de vista, obrigando, após a discussão, a minoria a aceitar a decisão da maioria.

  4. A protecção aos cidadãos na velhice e em todas as situações de falta de meios de subsistência ou incapacidade para o trabalho.

  5. A Associação tem por objectivo, em especial, organizar os reformados, pensionistas e idosos para a realização e defesa dos seus interesses colectivos; promover organizar e apoiar decisões conducentes à efectuação dos seus direitos, nomeadamente os previstos na Constituição da Republica Portuguesa, que visem assegurar e proteger a assistência condigna na velhice, invalidez e sobrevivência, fomentar e alicerçar a sua ligação com os organismos do poder Local e organizações populares de base no desenvolvimento da sua actividade.

  6. O objectivo da Associação é criar na Freguesia do Couço um Centro Social onde os associados possam conviver e ocupar os seus tempos livres; possam tomar as suas refeições e que preste apoio domiciliário aos que dele necessitam.

  7. Desenvolver e reforçar o espírito de unidade e solidariedade entre os trabalhadores no activo, reformados, pensionistas e idosos; condição indispensável para a resolução dos seus problemas;

Para melhor assegurar a realização dos seus objectivos a Associação adere ao Movimento Unitário dos reformados, Pensionistas e Idosos MURPI.